quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os Vampiros Existem?

É com grande estima que o nosso grupo de área de projecto vos apresenta toda a verdade sobre este mito que a muitos atormenta e faz questionar. 
A verdade é que não existem provas da existência dos mesmos, contudo existe uma doença que inspira os mitos sobre Vampiros e é mais conhecida por “doença rara dos vampiros”.
Esta é uma doença real, que tem por nome científico porfíria: Porfíria são um grupo de distúrbios provenientes do património hereditário que se manifestam através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas (certas pessoas fantasiam essas complicações neurológicas como “sede por sangue”). Geralmente as pessoas com esta doença têm o dente canino diferente das pessoas ditas normais, ou seja têm este dente mais afiado e ainda a urina mais escurecida, devido à perda de substâncias sanguíneas.
Há muitos anos atrás, certas famílias nobres atacadas pela doença, acabavam por compensar a perda do seu sangue, bebendo o sangue de certos animais dos seus matadouros (actualmente existem outros tratamentos para normalizar as enzimas sanguíneas).
As características da doença que nos remetem para o mito dos vampiros são: a anemia, a pele clara e a sensibilidade à luz (como é observável em muitos filmes, livros etc.), Os efeitos da doença podem ser desencadeados por substâncias químicas (como barbitúricos, álcool, drogas, sulfamidas, contraceptivos orais, sedativos e certos antibióticos), outros agentes químicos e certos alimentos. Por último se existir uma queda de glicemia derivada do jejum, teremos também sintomas desta doença (Porfíria).




Até à próxima dentada, R.I.P.

1 comentário:

  1. Uhuhuh! Que meeedo! Adoro o vosso tema, adoro mesmo! Acho que o mundo está para além da realidade (penso) visto que desconheço o desconhecido. :p Continuem a postar! Quero saber mais acerca de Fantasmas, Bruxas, Feiticeiros.. (será que isso existe?) Fico à espera!

    Uma dentadinha no pescoço & keep going colegas! :p

    ResponderEliminar