quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lenda das Grutas do Cavalum (Lenda Madeirense)




As Furnas do Cavalum, na cidade de Machico, não passam de umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro capaz das maiores atrocidades em relação aos habitantes de Machico. O Cavalum é um diabo em forma de cavalo, com asas de morcego, que deita fogo pelas narinas.

Diz a lenda que, nos tempos em que o Cavalum andava à solta, foi bater à porta da Igreja para falar com Deus. Disse-Lhe que queria destruir toda a povoação e desafiou-O a impedi-lo. Deus mandou-o embora dizendo que não tinha paciência para tais brincadeiras infantis. Então, Cavalum reuniu o vento e as nuvens e provocou uma grande tempestade sobre a povoação.

Do outro lado da montanha, o Cavalum manifestava enorme satisfação perante a aflição dos habitantes. Deus não mexeu um único dedo, pensando que o Cavalum depressa se cansaria da brincadeira. O certo é que segundo a lenda a tempestade agravou-se, arrasando casas e campos.


Até mesmo o crucifixo da igreja foi pelos ares até ao mar. Irritado com a insistência do Cavalum, Deus resolveu agir. Primeiro, fez com que um barco achasse o crucifixo. Depois, chamou o sol para afastar a tempestade. Para não ser mais incomodado pelo monstro, Deus decidiu prender o Cavalum nas grutas, onde ainda hoje, de vez em quando, se ouvem os seus protestos.


Até à próxima dentada,  R.I.P...

2 comentários:

  1. Uauuu! Não sabia que existia esta lenda aqui na MADEIRA! :o

    ResponderEliminar
  2. eu ja andei dentro dessas grutas muito e varias veses com amigos e nunca vi nenhum cavalo e muito menos ouvir sempre entrei la e vo continuar a entrar pois eu tenho umas coisinhas muito importantes ladentro as duas de sima nao teem saida pois a debaixo e muito grande tem varios saloes e complicado mas eu passo grasas a minha estrutura de eu ser bem magro passo bem,,, eu gostava de comprar uma camara de visao nocturna para filmar akilho tudo pois o tecto brilha muito ta xeio de bocadinhos de coisas que paresse ouro e tem de varias cores eu ate ja encontei uma joia ladentro uma safira de cor azul linda pois tambem ja encontrei mais coisas bem se alguem souber de unde posso encontrar uma camara eu agradessia que me disseses obrigado

    ResponderEliminar